Dar o passo da santificação


2º PASSO - O DA SANTIFICAÇÃO
TEXTOS :
Js.3:5-8,15-17.

5  Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.
6  E também falou aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram, pois, a arca da Aliança e foram andando adiante do povo.
7 ¶ Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.
8  Tu, pois, ordenarás aos sacerdotes que levam a arca da Aliança, dizendo: Ao chegardes à borda das águas do Jordão, parareis aí.
15  e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega),
16  pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó.
17  Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.
2 Sm.6:6-7.
6 ¶ Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram.
7  Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.

 INTRODUÇÃO:  
Passo da santificação- É a necessidade de nos santificarmos. A santificação é o passo fundamental para termos o contato com a arca. Acontece que nós hoje encontramos em muitas pessoas a malignidade de forma sutil no seu dia-a-dia. Precisamos de Santificação para pormos a mão no que é Santo e não sermos consumidos. Precisamos ter essa santidade nas nossas atitudes. Quando não participo, não realizo, quando sou negligente, estou ferindo a santidade da arca. Preciso ter certeza que a minha santificação está sendo trabalhada 100% em nosso interior. Se houver capa de Acã pode impedir  o crescimento. Preciso me limpar das interferências. Cada manhã renovar a nossa relação de santidade com Deus. Mentira, manipulação, ódio. Pecado tem nome e este nome tem que ser rasgado das nossas vidas. É fundamental Hb:12:14. Muitas vezes não entendemos pq determinada igreja não anda. Tem pessoas tocando sem santificação na arca, a arca só caminha se houver santidade. Quando o impuro toca no que é santo, há um bloqueio.
 É um passo fundamental e que possamos imprimir na vida do povo. Que sejamos modelos.
1- UZÁ COMETEU O MESMO ERRO DE ACÃ, TOCOU NO QUE ERA SANTO.
 Js 7:11-13,21 e 22.
11  Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram.
12  Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.
13  Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.
21  Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.
22  Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo.

 OS ERROS DE ACÃ FORAM OS SEGUINTES:

 FOI PROFANO. (DESPREZOU A PALAVRA DE DEUS)

 FOI PRECIPITADO. (HAVIA MUITAS CIDADES AINDA PARA DESPOJAR)

 FOI DISSIMULADO. (AINDA ENCOBRIU O MAL)

 ROUBOU. (PEGOU O QUE NÃO LHE ERA DE DIREITO)

 ABRIU PRECEDENTES AO INIMIGO. (HABILITOU A DERROTA)

É NECESSÁRIO QUE CORRIJAMOS OS NOSSOS CAMINHOS PARA NOS VALERMOS DA ARCA.
Hb 12:10,11 e 14
10  Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.
11  Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
14  Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
 2-EU DOU O PASSO DA SANTIFICAÇÃO QUANDO:

 1º-EU DENUNCIO O PECADO OCULTO.
 Mc 4:22.
22  Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.


 2º EU TIRO O MAL DA MINHA VIDA.
 Js 7:13.
13  Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.
 3º EU LEVO AO PÓ O MOTIVO DA CONDENAÇÃO.
 Js 7:25.
25  Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.

 4º EU COLOCO LONGE DE MIM TODA SITUAÇÃO QUE HABILITE O PECADO.
 Js 7:24.
24  Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor.


3-JESUS SE FEZ CAPA DE ACÃ PARA NOS SANTIFICAR DE TODO PECADO.
2 Co.5:16-21.
15  E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
16 ¶ Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.
17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
18  Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
19  a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.
20  De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
21  Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Conclusão: 
Chamamento:hoje é o dia de você trabalhar a santificação na tua vida que é a limpeza do teu coraçao do teu sentimento , dos seus pensamentos afim de que seja reconhecido o seu nome pessoal e espiritualmente neste tempo.

Você Pode Gostar

0 comentários

Agradeço por comentar no blog.
A sua opinião ajuda a melhorar o blog.Deixa o seu link para que eu possa retribuir.
Volte sempre.

Instagram